http://dinispinheiro.com.br/images/banners/banner site5.jpglink
http://dinispinheiro.com.br/images/banners/banner site4.jpglink
http://dinispinheiro.com.br/images/banners/banner site3.jpglink
http://dinispinheiro.com.br/images/banners/banner site2.jpglink
http://dinispinheiro.com.br/images/banners/banner site1.jpglink

Perfil - Dinis Pinheiro

Bacharel em direito e empresário, Dinis Pinheiro foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos e duas vezes o mais votado de Minas Gerais. Em sua primeira eleição, foi o deputado mais jovem do Estado, aos 26 anos. Ocupou a Primeira-Secretaria da Assembleia de Minas, entre 2007 e 2010 e foi eleito presidente da Assembleia por duas vezes seguidas, entre 2011 e 2014.
 
Sob sua gestão, o Parlamento Mineiro aprovou o maior pacote ético de sua história, com medidas importantes de austeridade, como o fim do voto secreto, o corte do pagamento de 14º e 15º salários dos deputados, corte de pagamento por participação em sessões extraordinárias, além de extinguir o auxílio-moradia para os deputados residentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Ainda sob sua liderança, a Assembleia de Minas protagonizou importantes atos nacionais, como a campanha Assine + Saúde, e o movimento Renegociação Já, pela renegociação das dívidas dos estados com a União. Buscou maior aproximação da Assembleia com as demandas sociais e levou a o Parlamento a todas as regiões de Minas, por meio de audiências públicas, e reuniões regionais de prestação de contas.
 
Entre março de 2011 e abril de 2013, foi presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital, período em que buscou fortalecer a autonomia do Poder Legislativo, liderando a apresentação ao Senado de Proposta de Emenda à Constituição ampliando as competências das Assembleias.
 
Em maio de 2012, assumiu interinamente o Governo de Minas, por dez dias, substituindo o governador Antonio Augusto Anastasia e o vice-governador Alberto Pinto Coelho, que se licenciaram para viagens ao exterior.
 
É casado com Adriana Moreira Pinheiro e tem dois filhos: Dinis Samuel e Ana Clara.